segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Mustrangi implementará o Programa da Saúde do Homem

Petrópolis, 10 de setembro de 2012


        Os dados nacionais apontam que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Seguindo as diretrizes da Política Nacional de Saúde do Homem, Paulo Mustrangi, candidato à reeleição, irá implementar o programa voltado para este público. “Vamos incentivar os homens para que procurem atendimento médico nas unidades de saúde do município”, disse Mustrangi.
        As doenças do coração são as que mais matam os homens em nosso país. Em primeiro lugar, está o infarto do miocárdio, seguida das doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Com prevenção, muitas destas mortes podem ser evitadas.
        “As mulheres tem o hábito de procurar atendimento médico regularmente, fazendo a prevenção das doenças. Diferente dos homens, que em sua maioria, só procuram atendimento quando já estão com alguma doença, e em muitos casos, já em estado avançado”, disse Mustrangi.
        O Programa de Saúde do Homem tem como foco os homens com idade entre 20 e 59 anos. “Vamos criar mecanismos para melhorar o atendimento a estes homens nas Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde. Temos que incentivar estes homens a se submeterem a consultas e exames preventivos pelo menos uma vez ao ano”, acrescentou.
        Além das doenças cardíacas, outras doenças de grande incidência são a pneumonia, cirrose e diabetes. “Estas são as principais causas de mortes do sexo masculino em nosso país. Precisamos também ter atenção especial à saúde dos homens, assim como há com a saúde das crianças, dos adolescentes, das mulheres e dos idosos”, disse Mustrangi.
        “Em meu primeiro governo, melhoramos e ampliamos a rede de urgência e emergência do município com as reformas do Pronto Socorro do Alto da Serra e do Pronto Socorro do Centro, e com a implantação das UPAs Centro e Cascatinha. Também tivemos que solucionar a falta de convênios com os hospitais Casa Providência e Santa Teresa, para a realização de cirurgias. Agora, temos que dar continuidade a estes investimentos ampliando o acesso na rede de Atenção Básica e ampliando os atendimentos em especialidades”, explicou Mustrangi. “Os investimentos foram muitos, mas vamos continuar investindo”, garantiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário